Taxar super-ricos resolveria a desigualdade social? Especialistas divergem sobre o tema

Taxação de Grandes Fortunas: Solução para a Desigualdade Social?

 

A discussão sobre a taxação dos super-ricos ganha destaque, com opiniões divergentes entre especialistas. Enquanto alguns defendem que a tributação progressiva sobre patrimônio e renda poderia reduzir a desigualdade social, outros alertam para possíveis impactos negativos, como a fuga de capital e a redução de investimentos. 

 

Maria Carolina Sampaio, head da área tributária do GVM Advogados, traz uma visão crítica, apontando que a criação do Imposto sobre Grandes Fortunas pode ser uma solução simplista, considerando a complexidade do sistema tributário e a interligação com a produção de riquezas. 

 

A notícia do SBT News destaca o debate em torno dessa questão crucial para a justiça fiscal no Brasil, ressaltando o posicionamento da Dra. Maria Carolina. 

 

Confira matéria.

Maria Carolina Torres Sampaio

Maria Carolina Torres Sampaio é Sócia do GVM | Guimarães & Vieira de Mello Advogados e head da área tributária. Conta com mais de 15 anos de experiência no Direito Tributário. Já atuou em grandes escritórios especializados na matéria e atualmente atende empresas nacionais e multinacionais, dos mais variados setores da economia, com atuação em processos administrativos e judiciais, inclusive nos Tribunais Superiores, avaliação de questões concretas relacionadas à tributação, riscos e planejamento tributário, possuindo ainda intenso contato com as mudanças legislativas objeto da chamada Reforma Tributária. Seu trabalho é bastante relevante junto à grandes indústrias, empresas de serviços, seguradoras, mineradoras e construtoras.

E-mail: msampaio@gvmadvogados.com.br