Fraudes empresariais e a obrigatoriedade das investigações internas nas organizações

 

O Dr. Tomás Barreto, advogado de compliance, juntamente com Juliane Ferreira e Helder Fonseca, teve seu artigo “Fraudes empresariais e a obrigatoriedade das investigações internas nas organizações” publicado no Portal LexLegal. No artigo, os autores destacam a importância de práticas rigorosas de monitoramento e investigações internas para prevenir fraudes em grandes organizações, abordando casos recentes, como os das Lojas Americanas e Banco Itaú, e enfatizando o papel essencial do compliance na manutenção da integridade corporativa.

Acompanhe a reportagem completa

 

 

Tomás Barreto é graduado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, com formação em dezembro de 2023. Possui experiência em compliance e due diligence, atuando na análise de riscos em operações de fusões e aquisições (M&A), incluindo checagem de litígios, questões regulatórias, tributárias e sanções internacionais.

Destaca-se na elaboração de relatórios de due diligence em português e inglês, com foco em empresas privadas, companhias abertas e concessionárias de serviços públicos nos setores de exploração mineral, concessões rodoviárias, agronegócio e energia. Além disso, atuou como pesquisador no PIBIC, explorando a responsabilidade penal de empresas e Compliance Officers em relação à legislação anticorrupção. Atualmente, concentra suas atividades nas áreas de compliance, due diligence, background check e regulatório no Banco Central.

E-mail: tbarreto@gvmadvogados.com.br