CVM sinaliza dar mais poderes a acionista controlador

Artigo do Dr. Leonardo Guimarães, Sócio Fundador e Head das áreas de Direito Empresarial, Direito Societário, M&A, publicado no Valor Econômico, destaca a recente sessão de julgamento que pode redefinir as regras para acionistas controladores no Brasil. Se prevalecer a tese do “conflito material”, o controlador poderá exercer seu voto, sujeito à anulação se contrariar interesses da empresa. A decisão, embora não vinculante, estabelecerá precedentes para futuros casos, impactando companhias de capital fechado e listadas na B3.

Acesse o artigo

Leonardo Guimarães

Leonardo Guimarães, Sócio Fundador do Escritório GVM | Guimarães & Vieira de Mello Advogados, Head das áreas de Direito Societário, M&A (Mergers & Acquisitions), Mercado de Capitais, além de Direito Empresarial.

O Professor Leonardo Guimarães graduou-se na Faculdade de Direito da UFMG, além de ter-se titulado como Mestre e sido Doutorando na mesma Faculdade. Obteve certificações internacionais, ainda, por cursos frequentados na Harvard Law School e na Oxford University.

O Professor Leonardo lecionou, dentre outras Instituições, na Faculdade de Direito da UFMG, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, no MBA Executivo em Mercado de Capitais e Derivativos da PUC Minas e, atualmente, leciona o Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial do CEDIN (Centro de Estudos em Direito e Negócios).

E-mail: lguimaraes@gvmadvogados.com.br