Conciliação, mediação ou arbitragem: qual a melhor ferramenta para acordos judiciais?

Publicação do InfoMoney sobre as alternativas utilizadas para acordos judiciais contou com os comentários dos drs. Ronan Leal Caldeira e Marcello Vieira de Mello
O Conselho Nacional de Justiça registrou um aumento de 15% nas conciliações na Justiça do Trabalho em 2023, destacando a importância de métodos como conciliação, mediação e arbitragem para acelerar desfechos de processos.
Segundo o Dr. Ronan Leal Caldeira, chefe da área trabalhista no GVM Advogados, a conciliação se firmou como um dos principais instrumentos da Justiça do Trabalho para a solução de litígios, oferecendo um método rápido e eficiente para resolver conflitos.
O Dr. Marcello A. L. Vieira de Mello, sócio fundador do GVM Advogados, ressalta que a adoção de meios alternativos de resolução de conflitos é fundamental para desafogar o Judiciário, especialmente em um país com um alto número de processos judiciais.
Essas ferramentas não só beneficiam as partes envolvidas, mas também promovem maior harmonia nas relações de trabalho e contribuem para a eficiência e humanização da Justiça. Para saber mais, confira a matéria completa

Marcello Vieira de Mello, Sócio fundador do escritório, responsável pelas áreas de Direito Civil, Contencioso Civil / Comercial e Bancário; Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestre em Direito Empresarial na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais; Professor de Direito Privado da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais; com experiência profissional no Setor Rural e de Agroindústria do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais – BDMG.

E-mail: mmello@gvmadvogados.com.br

 

Ronan Leal é Advogado e coordenador da área Trabalhista do Escritório GVM Guimarães & Vieira de Mello Advogados, bacharel em Direito pela UEMG segundo semestre de 2008, pós graduado em Direito e Processo do Trabalho pelo LFG. Larga experiência em Direito do Trabalho Empresarial com experiência em peças de todos os gêneros, recursos, audiências em geral, sustentação oral.

E-mail: rleal@gvmadvogados.com.br