A agenda ASG e o mercado de capitais – estudo divulgado pela CVM para ‘futuras reflexões’.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou nesta quinta (26) o estudo “A agenda ASG e o mercado de capitais – Uma análise das iniciativas em andamento, os desafios e oportunidades para futuras reflexões da CVM”.

O material apresenta os aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) e sua relação com o mercado de capitais. Aborda também as principais regulamentações internacionais a respeito do tema, tendo em vista a relevância e a ampliação das discussões no mercado global.

Do mesmo modo, foi elaborada uma pesquisa com os investidores objetivando compreender o conhecimento e o interesse destes sobre o uso dos critérios Ambientais, Sociais e de Governança no mercado de valores mobiliários, e como esse assunto influencia, ou não, suas escolhas de investimento.

O crescente interesse e reconhecimento dos impactos econômicos e financeiros que a agenda ESG trás e as políticas de Responsabilidade Social Corporativa tem justificativa, como por exemplo, a maior transparência no negócio, o que impulsiona os gestores e administradores a adotarem estratégias de divulgação que evidenciem os esforços da organização em atender às práticas ESG, devido a forte pressão do público investidor, considerando o aumento considerável de investimentos relacionados às finanças sustentáveis, que hoje ultrapassa a marca de trinta trilhões de dólares.

Dentre as conclusões da pesquisa, resta claro que a discussão a respeito das práticas ASG foi reforçada pela pandemia da Covid-19, onde percebeu-se a importância e urgência de iniciativas mais robustas e prescritivas da regulamentação com enfoque nas questões de sustentabilidade.

Acesse a íntegra do estudo: file:///C:/Users/Dell/Downloads/a-agenda-asg-e-o-mercado-de-capitais.pdf

Nara Rodrigues
Nara Rodrigues é Graduanda em Direito  em Direito pela PUC MG e atua como estagiária na área de Direito Civel, sob a coordenação da Dr. Heloina Lucas Miranda. E-mail: nrodrigues@gvmadvogados.com.br