Empresas acendem alerta para gastos durante transição da reforma tributária

Monitor do Mercado entrevista Gustavo Lanna, Sócio e Head da área Tributária do GVM Advogados

A reforma tributária está chegando e com ela, um período de transição que promete grandes desafios para as empresas entre 2026 e 2033.
Com a coexistência dos impostos atuais e os novos IBS e CBS, as empresas precisarão investir significativamente em adequação ao novo sistema fiscal. Segundo Lanna, será essencial investir em treinamento e aprimoramento dos setores internos responsáveis pelos tributos. O custo elevado para atender às novas exigências da fiscalização inclui a parametrização dos sistemas das companhias e a capacitação de colaboradores.

Gustavo Lanna

Gustavo Lanna,  Sócio e Head da área tributária, Doutorado em Direito Financeiro, Tributário e Econômico pela USP, Mestrado em Direito Público pela PUC-MG, Especialização em Direito Tributário pelo IAMG (Instituto dos Advogados de Minas Gerais) e Bacharelado em Direito pela UFMG, que acumula experiência de mais de 21 anos no gerenciamento de processos administrativos e judiciais.
Lanna é professor da pós-graduação de Gestão de Tributos das Faculdades Newton Paiva; professor de Direito Tributário na pós-graduação de Direito Público da ESA-OAB e professor de várias disciplinas nos cursos de pós-graduação em Direito Tributário, Direito Público e Gestão de Tributos do Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC-MG.

E-mail: glanna@gvmadvogados.com.br